Slumdog Millionaire (Quem quer Ser Bilionário?)

Um jovem chamado Jamal está prestes a ficar rico, para isso basta responder a mais uma pergunta no programa “Quem Quer Ser Bilionário?”, mas como conseguiu este jovem proveniente das ruas pobres de Bombaim responder corretamente às questões que eliminaram centenas de outras pessoas teoricamente mais inteligentes e com mais conhecimentos? Irá o jovem ganhar a fortuna?

Crítica: Se há filmes inspiradores, este é definitivamente um deles. É também a prova que por vezes uma história simples, consegue resultar em pleno. Danny Boyle, é dono de uma filmografia bastante diversa. Por isso fiquei muito curioso, quando soube que ia filmar uma história de amor (no sentido mais puro da palavra), ainda para mais, tendo a Índia como cenário. E de facto resultou em toda a sua extensão.

A história segue o “destino” e tudo o que este acarreta, do jovem de 18 anos que está na última pergunta do conhecido concurso “Quem Quer Ser Milionário”. Mas como é que ele chegou ali? – A narrativa desenvolve-se no sentido de fornecer a resposta à pergunta anterior, de uma forma particularmente fluída e agradável que consegue sempre cativar o espectador. Os personagens e os actores que os representam estão muito bem em todos os registos (mesmo os actores mais novos), e isso trás muito de positivo ao filme.

A realização é soberba, onde tudo se denota que foi pensado e ponderado, com planos e respectivos movimentos de câmara, que roçam a perfeição. Humor, drama e até algumas sequências mais “mexidas” apresentam-se sempre muito equilibradas entre si. A música entra sempre nos momentos certos, e acaba por dar muita vida ao filme.

Trata-se de uma bela (e diferente) história de amor, na qual o destino é posto à prova, a cada segundo que passa. Porém e simultaneamente, talvez este acabe mesmo por ser um possível ponto fraco, visto que pode eventualmente afastar espectadores que não se revejam muito nesta questão que é o destino e as coincidências deste. Mas só o vê quem quer e eu aconselho-o vivamente.

Título Original: “Slumdog Millionaire” (2008)
Realização: Danny Boyle, Loveleen Tandan
Argumento: Simon Beaufoy, Vikas Swarup
Actores: Dev Patel, Freida Pinto, Saurabh Shukla
Género: Drama, Romance
Avaliação: 8 out of 10 stars (8 / 10)

André Ramalho

Sou um apaixonado por filmes e cinema, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar as minhas opiniões e críticas sobre filmes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.