Tremors (Palpitações)

Perfection é uma pequena vila localizada no meio do deserto e esquecida no tempo, que a certa altura começa a sofrer uma série de abalos sísmicos. Para investigar estas vibrações estranhas, a estudante de sismologia Rhonda (Finn Carter) dirigi-se até Perfection onde encontra dois moradores locais, Val (Kevin Bacon) e Earl (Fred Ward) que estão prestes a deixar a vila para irem procurar trabalho na cidade mais próxima, mas rapidamente a ida destes dois aventureiros fica adiada pois descobrem que os abalos sísmicos são causados por monstros subterrâneos que passam a atacar a vila para se alimentarem das pessoas. Sem meios para contactar o exterior, os habitantes da pequena vila unem-se para combater estes monstros e tentar eliminá-los.

Crítica: Lançado em 1990, ”Palpitações” é um filme que nos traz uma história criativa e bem construída, com um espírito humorístico muito interessante e equilibrado, embora seja um filme que exagera em certas ocasiões, mas estamos a falar de um filme de monstros dos anos 90, óbvio que tem de ser exagerado e over the top, e esse exagero é bem vindo.

O filme sobe de nível principalmente porque pode contar com actores como Kevin Bacon e Fred Ward que estão ambos muitíssimo bem, (principalmente Kevin Bacon que encaixa muito bem no papel), mas o elenco geral está todo excelente, e conseguem dar vida a estas personagens totalmente excêntricas.

É provavelmente o filme que mais vezes vi!

Para mim é um filme extraordinário, um grande clássico (sim clássico pois o filme tem praticamente a minha idade). É um filme suficientemente interessante para gostarmos dele do principio ao fim, sem perdermos o entusiasmo. É provavelmente o filme que mais vezes vi, principalmente durante a minha infância e adolescência pois passou muitas vezes na televisão e talvez seja por isso um filme tão importante para mim.

Recentemente o filme foi colocado na Netflix, conhecida por disponibilizar no seu catálogo filmes aclamados por público e crítica, mas a empresa também lança projetos independentes e filmes mais antigos. Fico bastante contente que desta forma as gerações mais novas fiquem também a conhecer o filme, segundo sei está a fazer sucesso na plataforma… quem sabe, se o sucesso não motiva um novo filme com Kevin Bacon novamente no papel principal!

Falta falar apenas das sequelas do filme (ouve mais três ou quatro filmes), que para mim eram perfeitamente dispensáveis, pois nenhum deles tem metade da qualidade do primeiro filme, são claramente filmes de categoria B.

Em 2018 surgiu um trailer sobre uma série de televisão que daria continuidade a Tremors e que contaria com Kevin Bacon no papel principal, foi gravado um episódio piloto, mas infelizmente o SyFy não deu seguimento ao projecto e a série não avançou.

Título Original: “Tremors” (EUA, 1990)
Realização: Ron Underwood
Argumento: S.S. Wilson, Brent Maddock, Ron Underwood
Actores: Kevin Bacon, Fred Ward, Finn Carter, Michael Gross
Género: Terror, Acção, Humor
Avaliação: 10 out of 10 stars (10 / 10)

André Ramalho

Sou um apaixonado por filmes e cinema, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar as minhas opiniões e críticas sobre filmes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.