Man of Steel (Homem de Aço)

Penso que todos conhecem a história do super homem… enviado pelos seus pais para a Terra, antes do seu planeta ser destruído, o pequeno bebe é encontrado por um casal de agricultores, e criado como se fosse um humano, mas a medida que cresce vai desenvolvendo habilidades fora do normal, mais tarde utilizadas para lutar contra o mal, neste filme em especifico contra dois sobreviventes Kryptonianos.

Crítica: Não sou um grande fan do super homem, vi os filmes, mas nunca segui as suas aventuras nos livros de banda desenhada. De qualquer das formas, é uma personagem que aprecio, e sendo o filme da autoria de Zack Snyder (300, Sucker Punch) com o nome de Christopher Nolan (produção e argumento) à mistura, fiquei com bastantes expectativas. Agora após a visualização, não me sinto desiludido, mas também não fiquei entusiasmado com o filme, como pensei que ia ficar. Não é uma obra prima, aliás está longe disso, mas é um filme interessante, que segue linhas narrativas de outros filmes sobre super heróis que tem saído nos últimos anos, mas não parece acrescentar nada assim de especial pela positiva se for comparado aos outros filmes recentes de super heróis, falta-lhe personalidade própria.

O fato do super homem (textura, formas) é incrivelmente bem feito, assim como as armaduras e outros detalhes desse género. Henry Cavill está ótimo no papel de herói, e Michael Shannon também no papel de vilão. Os restantes atores também tem um desempenho interessante, nada a apontar de negativo neste aspecto. Os efeitos especiais estão incríveis, algo já esperado neste tipo de filme.

Fiquei contente por o filme explicar a história toda de forma simplificada, fazendo com que toda a gente, mesmo quem nunca tenha visto um filme do super homem ou lido as bandas desenhadas, consiga perceber facilmente do que trata. Não gostei que não tivessem mostrada a cena quando os pais adotivos de Clark o encontram dentro da nave, acho que é uma cena muito forte e importante na história do super homem e detestei (spoiler alert), a forma como o pai adotivo de Clark morre… não faz sentido ele querer evitar assim tanto que ninguém saiba o segredo do filho, ao ponto de dar a vida por isso, mas pior, é que Clark deixou o pai sacrificar-se, não sei, toda a cena em questão é um bocado absurda.

Mas isto são pormenores… é um filme longo, existem coisas que alguns vão gostas e outros não, é normal… existem algumas inconsistências na história, mas como disse é um filme muito interessante, e faz aquilo que o espectador espera, consegue entreter até ao final. Venha a sequela que já foi anunciada.

Título Original: “Man of Steel” (2013)
Realização: Zack Snyder
Argumento: David S. Goyer, Christopher Nolan
Actores: Henry Cavill, Amy Adams, Michael Shannon
Género: Drama, Acção, Aventura
Avaliação: 7 out of 10 stars (7 / 10)

André Ramalho

Sou um apaixonado por filmes e cinema, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar as minhas opiniões e críticas sobre filmes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.