Goodfellas (Tudo Bons Rapazes)

O incrível filme de Martin Scorsese “Goodfellas conta a história de vida do «gangster» Henry Hill desde a sua adolescência passada nas ruas de Nova Iorque até se tornar num mafioso temido e posteriormente a sua queda nos anos setenta. O filme é baseado em factos verídicos, e talvez seja por isso que a história é tão fascinante, e também por contar com incríveis actores como Ray Liotta, Joe Pesci, Robert de Niro e Lorraine Bracco.

O filme é um intenso retrato da máfia durante 30 anos, e apesar do filme andar em torno da personagem de Ray Liotta, é o elenco de suporte que dá valor ao filme. Robert De Niro, como um gangster calmo, e o galardoado Joe Pesci, como uma personagem mais activa e violenta, são os pontos fundamentais para elevar o filme ao topo. Sem esquecer também outras interpretações como a de Paul Sorvino e Lorraine Bracco, nomeada para um Óscar. Apesar de ser considerado um filme violento, não ganha pela violência, mas sim pelos diálogos e intensidade das interpretações, acompanhado pela excelente realização de Scorsese.

“Tudo Bons Rapazes” explora o mundo do crime como nenhum outro filme.

Foi nomeado para seis Óscares da Academia incluindo o de Melhor Filme e Melhor Realizador. Robert De Niro foi largamente aplaudido pelo seu desempenho como o veterano criminoso Jimmy “The Gent” Conway. E como o instável Tommy DeVito, Joe Pesci arrecadou o Oscar de melhor Actor Secundário. A também nomeada Lorraine Bracco, Ray Liotta e Paul Sorvino também nos oferece actuações electrizantes. Tem de ver para acreditar – e voltar a ver. “Tudo Bons Rapazes” explora o mundo do crime como nenhum outro filme.

Em baixo deixo 10 curiosidades sobre o filme que fui encontrando e que achei engraçado colocar aqui para complementar a crítica.

1 – A palavra “Fuck” aparece 296 vezes ao longo do filme à média de 2 por minuto.
2 – Ao autor de Wiseguys (livro em que o filme é baseado), foi sugerido pela editora que mudasse o título do livro pois à época ninguém sabia o que significava a expressão.
3 – Foi Joe Pesci quem escreveu a célebre cena “Funny how?” baseada numa conversa que ouviu num bar.
4 – Mais de 20 actores que apareceram em Goodfellas fazem também parte do elenco dos Sopranos.
5 – Nos Oscares de 1991 o filme competiu com “Danças com Lobos” de Kevin Costner, tendo ganho apenas uma estatueta (Joe Pesci, Melhor Actor Secundário).
6 – Scorcese tinha planeado realizar o filme 2 anos antes (1988), mas quando as verbas para “A Última Tentação de Cristo” foram desbloqueadas, o realizador decidiu adiar o projecto.
7 – Para um filme com tamanha carga de violência, Goodfellas conta com apenas 10 mortes.
8 – O filme foi filmado em 72 dias.
9 – Ray Liotta recusou um papel no Batman de Tim Burton para participar em Goodfellas.
10 – Quando Scorcese leu o livro de Pileggi, telefonou imediatamente ao escritor e disse “Esperei por este livro uma vida inteira” ao que o escritor respondeu “esperei por este telefonema uma vida inteira”.

Título Original: “Goodfellas” (1990)
Realização: Martin Scorsese
Argumento: Nicholas Pileggi
Actores: Robert De Niro, Ray Liotta, Joe Pesci
Género: Crime, Drama
Avaliação: 8 out of 10 stars (8 / 10)

André Ramalho

Sou um apaixonado por filmes e cinema, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar as minhas opiniões e críticas sobre filmes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.