Appaloosa (Uma Cidade Sem Lei)

Dois amigos, Virgil Cole (Ed Harris) e Everett Hitch (Viggo Mortensen), são contratados para defenderem uma pequena cidade contra um poderoso fazendeiro e o seu grupo, que vive às custas dos recursos que roubam da cidade. Uma tarefa difícil, mas não impossível para estes dois pistoleiros.

Crítica: Não sou fã dos tradicionais filmes estilo ”Western”, antes pelo contrário, e soube através de um amigo próximo que ”Appaloosa” é muito mais que um filme de cowboys e tiroteios comuns dentro do género. Resolvi portanto ver e tirar as minhas próprias conclusões.

Aviso desde já que a escassez de acção pode decepcionar algumas pessoas, pois muitas das cenas presentes no filme que poderiam gerar tiroteios, são resolvidas através do diálogo entre as personagens (algo bastante incomum neste género de filme, e sinceramente mais real) afinal de contas, antigamente e tal como agora, todos tem medo de morrer, e não colocam a sua vida em perigo se o poderem evitar, mas mesmo assim, o filme tem algumas cenas de acção e tiros, (as suficientes).

O restante filme apela ao diálogo entre as personagens Virgil Cole e Hitch, dois amigos de longa data que possuem uma amizade muito sólida, e embora os holofotes estejam virados para Virgil Cole, a verdadeira cabeça do grupo é Hitch (ao género Dr. Watson que muitos pensam ser mais inteligente que Sherlock Holmes). Virgil está velho e cansado, já Hitch é mais novo e sente que tem de continuar em constante mudança, procurando novas aventuras e desafios, são duas personagens muito diferentes, mas ao mesmo tempo, muito parecidas. As interpretações por parte de Ed Harris e Viggo Mortensen são muito boas, assim como a história e os diálogos no geral.

No entanto o filme também tem coisas más, tenta ter alguns momentos cómicos, e nesse aspecto falha miseravelmente. Principalmente nos momentos em que Cole pede ajuda ao amigo para dizer as palavras mais difíceis (um gesto muito forçado e que não transmite nenhuma carga humorística), como seria de esperar.

Um filme sobre o velho faroeste, com características pouco habituais neste género de filme, puxando mais ao diálogo e à carga dramática, não deixando de lado algumas cenas de acção (não decepcionando os fãs dos clássicos Western) e implementando uma história cheia de reviravoltas.

Título Original: Appaloosa (2008)
Realização: Ed Harris
Argumento: Writers Robert Knott, Ed Harris, Robert B. Parker
Actores: Ed Harris, Viggo Mortensen, Renée Zellweger
Género: Drama, Crime
Avaliação: 8 out of 10 stars (8 / 10)

André Ramalho

Sou um apaixonado por filmes e cinema, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar as minhas opiniões e críticas sobre filmes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *